Em um estado de permanente transitoriedade arquitetônica, a cidade de Nova Iorque continua recebendo novos arranha-céus a cada dia que passa. Historicamente impulsionada pela prosperidade financeira aliada à demanda por espaço comercial, a única maneira de continuar a construir foi explorando a verticalidade. O mapa mais recente da Blue Crow Media, "Art Deco New York Map", exibe mais de sessenta edifícios da época, celebrando a natureza eclética da arquitetura Art Déco tão profundamente enraizada na história da cidade.
Na vanguarda da modernidade, o movimento Art Déco adotou cores vivas e padrões geométricos que atualmente adornam o horizonte de Nova Iorque. Embora tenha origem em Paris, foi nos Estados Unidos que o estilo se difundiu massivamente. De edifícios de escritórios corporativos e governamentais a estações de trem e lojas de departamentos, de cinemas a restaurantes, a arquitetura comercial foi dominada por esse novo estilo.
No frenesi da construção na primeira metade do século XX, Nova Iorque se tornou a cidade dos arranha-céus. O icônico Chrysler Building, de William Van Alen, deteve o título de edifício mais alto do mundo por apenas um ano antes de ser superado pelo Empire State Building, de Shreve, Lamb e Harmon, em 1931. Este permaneceu sendo o edifício mais alto do mundo por quarenta anos.
Reunindo fotografia arquitetônica e detalhes históricos, o mapa guia os visitantes pelos emblemáticos projetos, incluindo subestações e estruturas abandonadas, mostrando vestígios da influência do Art Déco em cinco distritos da cidade.
Veja outros mapas da Blue Crow Media aqui.
Via Blue Crow Media